17 de dezembro de 2009

"Tropeçamos nas pequenas pedras e não nas montanhas”.

Provérbios 18.13

“Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha”

Devemos aprender a ouvir. Nos acostumamos a tomar decisões precipitadas sem realizarmos um levantamento real da situação. Quem age por impulso acaba cometendo injustiças. Peça a orientação divina em cada decisão a ser tomada no seio familiar. Aprenda a ouvir seus filhos, sua esposa, se colocando a disposição para ajudar e aconselhar.

Provérbios 15.1

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”

Exercitar o amor significa agir com respeito e carinho com nosso próximo. Você costuma ser explosivo em casa? Ninguém pode perguntar nada para você? Cuidado!! Você está construindo um abismo entre você e seus familiares. Tenha paciência, utilize o diálogo para resolver as dificuldades e jamais se utilize de violência. Plante amor, e você colherá amor.

Provérbios 18.19

“um irmão ajudado pelo irmão é como uma cidade fortificada; é forte como os ferrolhos dum castelo”

Se coloque a disposição para ajudar. Seja prestativo e demonstre interesse pelos projetos de sua esposa e filhos. Como diz o ditado popular: “A união faz a força”.

Provérbios 17.14

“O princípio da contenda é como o soltar de águas represadas; deixa por isso a porfia, antes que haja rixas”

Evite discussões tolas que podem gerar mágoas, ressentimentos e abalar profundamente relacionamentos. Peça sabedoria a Deus, e paciência no momento da ira. Se acontecer uma briga que fugiu de seu controle, peça perdão e procure se reconciliar. Exercite o perdão, pois a mágoa tem poder destrutivo.

Provérbios 15.23

“O homem alegra-se em dar uma resposta adequada; e a palavra a seu tempo quão boa é”

E para finalizar, seja uma benção em seu lar, tendo sempre nos lábios uma palavra de motivação, consolo, uma palavra que traga edificação. Uma palavra colocada no momento certo pode mudar o rumo de uma vida. Lembre-se sempre disto.